O Hotel Los Frailes deve seu nome a sua proximidade com a Basílica e ao Mosteiro de São Francisco de Assis, na vizinha "Plaza de San Francisco". É um pequeno e agradável hotel, possui algumas singularidades, a principal é que toda a equipe deve se vestir como os frades franciscanos.
Alguns visitantes podem sentir que estão cometendo um sacrilégio ao beber um "Mojito" preparado por um "monge", mas não mais estranho do que ver o mesmo "monge", na entrada do hotel recepcionando aos visitantes vestido a caráter e segurando um enorme charuto entre seus dentes. Outra pequena particularidade deste lugar é que a maioria dos quartos é no estilo de celas monásticas. Isso parece ser pior do que realmente é, porque os quartos são climatizados e tão confortáveis que quase não se percebe a falta de janelas. Os quartos no piso térreo embora possuam janelas que dão para a rua Teniente Rey, também são uma ótima opção por serem arejados e com excelente luminosidade. O bar do pavimento térreo com sofás confortáveis e suas janelas altas possui uma agradável ventilação. Após um passeio pela agitada Havana Velha nada melhor que deliciar-se neste bar ao som do quarteto musical que se apresenta habitualmente.
Uma característica interessante do design do hotel, é que preservou a sua cisterna original, a cisterna central de pedra calcária localizada no pátio de cada mansão colonial da Havana Velha, coberta de vidro para que se possa ver quão limpa é a água.
Calle Mercaderes No. 114, Habana Vieja, La Habana
Museo Maqueta de la Habana Vieja
O Museu da Maqueta da Velha Havana abriga uma maquete em escala 1: 500 da Velha Havana, um dos modelos mais importantes de toda Cuba, e é considerada um lugar de grande interesse, conhecimento e entretenimento por seus habitantes. É continuamente atualizado e é bastante impressionante devido ao incrível detalhe em relação a alguns dos edifícios mais importantes da Havana Velha. Este é um dos museus essenciais da Velha Havana, já que permite imaginar como é o centro histórico de Havana e, portanto, vê-lo melhor ao caminhar por suas ruas.
Calle Inquisidor e/ Muralla y Teniente Rey, Habana Vieja
Plaza Vieja
Os vizinhos da cidade insistiram para o conselho da cidade sobre a necessidade de criar uma nova praça pública para sua diversão. Em 1587, o conselho municipal decidiu usar como praça pública a área atrás do Convento de São Francisco, que estava sendo construído na época. Durante as últimas décadas do século XVI, esta praça foi chamada de Plaza Nueva, mas desde o século 18, uma vez que a Plaza del Cristo foi construída, começou a ser conhecida como a Plaza Vieja. A característica mais marcante desta praça são os edifícios que a rodeiam, com a sua inquestionável importância histórica e artística de ter sido o projeto arquitetônico que, juntamente com alguns desenvolvimentos, se espalhou pela cidade e caracterizou a arquitetura cubana da cidade. Século XVIII.
Calle Oficios, esq Muralla, Plaza de San Francisco de Asís, La Habana
Museo Alejandro de Humboldt
O Museu Alejandro de Humboldt está localizado em uma casa colonial na Praça de São Francisco de Assis, em Havana Velha. Seu nome vem do cientista alemão Alexander von Humboldt, considerado o segundo a descobrir Cuba. Este é um museu científico dedicado à biologia e seu objetivo principal é preservar a pesquisa e promover o legado histórico de Humboldt. Esta instituição promove o trabalho de personalidades cubanas e internacionais cujas contribuições são consideradas relevantes para o desenvolvimento da cultura em termos gerais. Ele mostra a trajetória histórica dos dados científicos e botânicos que coletou em toda a ilha no início do século XIX, bem como uma exposição botânica composta principalmente de samambaias. Neste museu há uma cópia perfeita de um esqueleto de Kritosaurus encontrado no deserto e doado pelo governo mexicano, bem como um enorme esqueleto de pterossauro, que tem cerca de 10 metros de comprimento. A casa também tem uma sala de conferências com capacidade para 100 pessoas e uma biblioteca especializada em literatura alemã.
Calle Brasil esq. Compostela, Habana Vieja, La Habana
Museo Farmacia Habanera
A poucos passos da Plaza del Cristo até a Rua Brasil, encontra-se o Museu da Farmácia Habanera de 1886. Fundada pelo catalão José Sarrá, é uma loja-museu e hoje ainda funciona como farmácia. O museu mostra a história das farmácias em Havana e sua evolução em Cuba. Esta farmácia preserva seu mobiliário neo-gótico original com influências mouriscas e abriga uma grande coleção de kits médicos e ferramentas, extraídos de escavações arqueológicas na cidade, bem como uma coleção de livros com receitas valiosas para o estudo da farmacopéia cubana. O museu também exibe um modelo elegante de uma antiga farmácia com explicações históricas fascinantes.