O nome oficial completo deste hotel que abriu em Novembro 2010 é "Hotel Palacio del Marqués de San Felipe e Santiago de Bejucal".
A história e as instalações modernas estão combinadas neste belo edifício que originalmente pertencia a Don Sebastián de Peñalver no final do século XVIII e que passou para os sucessores do 4º Marques de San Felipe e Santiago no início do século XIX. A decoração interior minimalista do hotel contrasta com o design barroco da fachada o que torna o edifício único na Praça "São Francisco de Assis".
Este novo hotel, uma joia no coração do centro de Havana Velha, tem a sorte de estar a poucos metros do Convento de "São Francisco de Assis", onde poderá ouvir alguns dos melhores coros e concertos de música de câmara na cidade. Desde o terraço do hotel, no sexto andar, você pode desfrutar da atmosfera de uma das principais praças do coração da cidade com a Fonte Esculpida de mármore de Carrara, "Fuente de los Leones", esculpida pelo artista italiano Giuseppe Gaggini.
Tacon e/ Obispo y ORelly, Habana Vieja
Palacio de los Capitanes Generales (Museo de la Ciudad)
Atualmente sede do Escritório do Historiador de Havana, o palácio foi construído em 1776 e recebeu várias funções: residência oficial dos governadores espanhóis da ilha de 1781 a 1899 e a presidência da República de 1902 a 1920. O Museu A cidade atualmente ocupa parte dos suntuosos salões com uma exposição permanente de artes e história do período colonial e início do século XX. O museu exibe tesouros valiosos como: a primeira bandeira cubana, os objetos pessoais dos heróis de Cuba: José Martí, Máximo Gómez e Antonio Maceo, juntamente com uma inestimável coleção de móveis coloniais, carruagens e outras obras de arte.
Calle Cuba No. 610 e / Sol y Luz, Habana Vieja, La Habana
Convento de Santa Clara
O Convento de Santa Clara (Convento de Santa Clara) está localizado ao sul da antiga praça de Havana. Este é o maior e mais antigo convento de toda Cuba, construído entre 1638 e 1643, e é um bom exemplo de arquitetura influenciado pela Espanha. Na verdade, foi o primeiro convento feminino da cidade. O templo deixou de prestar serviços para fins religiosos em 1920, e por algum tempo esteve no Ministério de Obras Públicas. Atualmente faz parte da equipe de restauração da Havana Velha. Recomenda-se visitar o pátio interior em estilo colonial, onde foi encontrada a primeira fonte pública da cidade; o claustro, as celas das freiras e o pequeno cemitério.
Fortaleza de San Carlos de La Cabaña, Carretera de La Cabana, Habana del Este
La ceremonia del Cañonazo de las Nueve
A cerimônia do Cañonazo de las Nueve é uma das mais antigas e atraentes tradições de Havana. Nos tempos coloniais, o tiroteio sinalizou o fechamento dos portões da cidade murada e a subida da corrente ao longo da entrada do porto. A tradição de disparar um canhão todas as noites às 21h00. Ele foi mantido mesmo depois que a parede foi derrubada e ainda é usado para verificar o relógio.
Tacon e/ Obispo y O'Relly, Habana Vieja
Plaza de Armas
A Plaza de Armas rodeia uma estátua do patriota de Céspedes e é cercada por bancos de mármore sombreados e bancas de livros de segunda mão. Esta praça, fundada em 1519, foi o primeiro espaço aberto da cidade, em torno do qual se localizavam as instituições políticas, militares, religiosas e civis mais importantes. Os palácios que a cercaram durante o século XVIII são expoentes da arquitetura barroca cubana. No lado leste da praça, um pequeno templo neoclássico, El Templete, marca o local onde a primeira missa católica foi celebrada em 1519. Ao lado fica um dos hotéis mais luxuosos da cidade, o Hotel Santa Isabel. Ao norte, o Castillo de la Real Fuerza é um dos mais antigos fortes da América.