Localizado em um maravilhoso e exclusivo edifício com uma fachada neo-churrigeresca e decoração com ferro moldado estilo "Art Nouveau", o Hotel Raquel contém outras encantadoras peculiaridades incluindo um extenso teto de vidro escuro e uma torre de onde se pode olhar as ruas e praças de Havana Velha. Alguns dos quartos possuem nomes bíblicos e além do hotel ser chamado de Raquel, há referências decorativas à Bíblia e à fé judaica por todo o prédio, o qual foi restaurado.
Agora o hotel é administrado pelo "Escritório do Historiador de Havana", sendo assim todos os lucros são reinvestidos na restauração do centro histórico da cidade. O hotel está muito perto da Praça Velha, da Praça de São Francisco e está à poucos minutos de caminhada de todas as outras principais atrações de Havana Velha.
Oficios No.13, La Habana
Museo del Automóvil
O Museu do Automóvel está instalado em uma construção neoclássica de 1892 em Havana Velha. Este museu é dividido em duas salas de exposição, que partilham toda a coleção é composta de 30 buggies, dois caminhões rígidos, um carro fúnebre, um veículo especial sete motocicletas, semáforos três bombas de combustível e duas imitações didáticos. Este museu tem uma coleção de carros antigos muito bem preservados e interessantes, entre os quais Thunderbird, Pontiac e Ford T, entre outros. O carro mais antigo nas datas de coleta de 1905 e o mais moderno de 1989. A maioria deles são americanos, embora alguns carros foram fabricados na Itália, Espanha, Alemanha e Grã-Bretanha. Abriga carros relacionados a pessoas específicas e outros veículos antigos. Um exemplo disso é o Cadillac usado por Ernesto Che Guevara quando ele morava em Havana, de 1930 Fiat Flor Loynaz ou 1959 Oldsmobile utilizado pelo comandante Camilo Cienfuegos.
Calle Inquisidor e/ Muralla y Teniente Rey, Habana Vieja
Plaza Vieja
Os vizinhos da cidade insistiram para o conselho da cidade sobre a necessidade de criar uma nova praça pública para sua diversão. Em 1587, o conselho municipal decidiu usar como praça pública a área atrás do Convento de São Francisco, que estava sendo construído na época. Durante as últimas décadas do século XVI, esta praça foi chamada de Plaza Nueva, mas desde o século 18, uma vez que a Plaza del Cristo foi construída, começou a ser conhecida como a Plaza Vieja. A característica mais marcante desta praça são os edifícios que a rodeiam, com a sua inquestionável importância histórica e artística de ter sido o projeto arquitetônico que, juntamente com alguns desenvolvimentos, se espalhou pela cidade e caracterizou a arquitetura cubana da cidade. Século XVIII.
Oficios, e/ Amargura y Churruca, Habana Vieja
Iglesia y convento de San Francisco de Asís
A igreja e convento de São Francisco de Assis é o cenário atual das mais ricas tradições culturais. Este é um dos mais extraordinários conventos e complexos da igreja da era colonial. A construção do complexo atual data de 1738, e substituiu uma mais modesta que foi concluída em 1591. Depois de uma restauração nos anos noventa, o grupo arquitetônico também abrigou uma sala de concertos e os museus de Arte Sagrada, Sagrado. e religiosa. O elemento mais significativo da Igreja é a Torre de 42 metros de altura, a segunda em altura na época colonial.
Calle Mercaderes No. 114, Habana Vieja, La Habana
Museo Maqueta de la Habana Vieja
O Museu da Maqueta da Velha Havana abriga uma maquete em escala 1: 500 da Velha Havana, um dos modelos mais importantes de toda Cuba, e é considerada um lugar de grande interesse, conhecimento e entretenimento por seus habitantes. É continuamente atualizado e é bastante impressionante devido ao incrível detalhe em relação a alguns dos edifícios mais importantes da Havana Velha. Este é um dos museus essenciais da Velha Havana, já que permite imaginar como é o centro histórico de Havana e, portanto, vê-lo melhor ao caminhar por suas ruas.