Localizado em um maravilhoso e exclusivo edifício com uma fachada neo-churrigeresca e decoração com ferro moldado estilo "Art Nouveau", o Hotel Raquel contém outras encantadoras peculiaridades incluindo um extenso teto de vidro escuro e uma torre de onde se pode olhar as ruas e praças de Havana Velha. Alguns dos quartos possuem nomes bíblicos e além do hotel ser chamado de Raquel, há referências decorativas à Bíblia e à fé judaica por todo o prédio, o qual foi restaurado.
Agora o hotel é administrado pelo "Escritório do Historiador de Havana", sendo assim todos os lucros são reinvestidos na restauração do centro histórico da cidade. O hotel está muito perto da Praça Velha, da Praça de São Francisco e está à poucos minutos de caminhada de todas as outras principais atrações de Havana Velha.
Calle OReilly y Avenida del Puerto, Habana Vieja
Castillo de la Real Fuerza (Museo de Navegación)
O Castillo de la Real Fuerza está localizado em Havana Velha, em uma área atraente de importantes valores arquitetônicos, urbanos, culturais e sociais. Esta é a mais antiga fortaleza do antigo sistema de fortificação de Havana e América, cuja construção remonta a 1577. Foi declarado Património Mundial pela UNESCO. Uma réplica de La Giraldilla, o símbolo da cidade, pode ser vista na torre mais alta do castelo (o original está no Museu da Cidade).
Desde 2008, há o Museu da Navegação no Castillo de la Real Fuerza. Este museu tem exposições da história da fortaleza e Havana Velha, bem como a sua ligação com o antigo Império Espanhol. Vale a pena mencionar que aqui você pode encontrar uma enorme réplica do galeão da Santíssima Trindade.
San Ignacio No.61 (Plaza de la Catedral), Habana Vieja, La Habana
Museo de Arte Colonial
O Museu de Arte Colonial está localizado dentro dos edifícios mais antigos da Velha Havana, o Palácio dos Condes da Casa Bayona, uma mansão reconstruída em 1720 pelo governador cubano Don Luis Chachón. Nesta construção destacam-se o pátio clássico e os tectos trabalhados em madeira. O palácio tem uma localização maravilhosa, mesmo em frente à catedral de San Cristóbal de La Habana. Este pequeno museu tem uma exposição de mobiliário colonial e arte decorativa, entre os quais alguns objetos de cerâmica com motivos coloniais de Cuba, bem como várias cenas de salas de jantar coloniais e uma fantástica colecção de flores ornamentais.
Tacon e/ Obispo y ORelly, Habana Vieja
Palacio de los Capitanes Generales (Museo de la Ciudad)
Atualmente sede do Escritório do Historiador de Havana, o palácio foi construído em 1776 e recebeu várias funções: residência oficial dos governadores espanhóis da ilha de 1781 a 1899 e a presidência da República de 1902 a 1920. O Museu A cidade atualmente ocupa parte dos suntuosos salões com uma exposição permanente de artes e história do período colonial e início do século XX. O museu exibe tesouros valiosos como: a primeira bandeira cubana, os objetos pessoais dos heróis de Cuba: José Martí, Máximo Gómez e Antonio Maceo, juntamente com uma inestimável coleção de móveis coloniais, carruagens e outras obras de arte.
Calle Oficios, esq Muralla, Plaza de San Francisco de Asís, La Habana
Museo Alejandro de Humboldt
O Museu Alejandro de Humboldt está localizado em uma casa colonial na Praça de São Francisco de Assis, em Havana Velha. Seu nome vem do cientista alemão Alexander von Humboldt, considerado o segundo a descobrir Cuba. Este é um museu científico dedicado à biologia e seu objetivo principal é preservar a pesquisa e promover o legado histórico de Humboldt. Esta instituição promove o trabalho de personalidades cubanas e internacionais cujas contribuições são consideradas relevantes para o desenvolvimento da cultura em termos gerais. Ele mostra a trajetória histórica dos dados científicos e botânicos que coletou em toda a ilha no início do século XIX, bem como uma exposição botânica composta principalmente de samambaias. Neste museu há uma cópia perfeita de um esqueleto de Kritosaurus encontrado no deserto e doado pelo governo mexicano, bem como um enorme esqueleto de pterossauro, que tem cerca de 10 metros de comprimento. A casa também tem uma sala de conferências com capacidade para 100 pessoas e uma biblioteca especializada em literatura alemã.