Localizado em um maravilhoso e exclusivo edifício com uma fachada neo-churrigeresca e decoração com ferro moldado estilo "Art Nouveau", o Hotel Raquel contém outras encantadoras peculiaridades incluindo um extenso teto de vidro escuro e uma torre de onde se pode olhar as ruas e praças de Havana Velha. Alguns dos quartos possuem nomes bíblicos e além do hotel ser chamado de Raquel, há referências decorativas à Bíblia e à fé judaica por todo o prédio, o qual foi restaurado.
Agora o hotel é administrado pelo "Escritório do Historiador de Havana", sendo assim todos os lucros são reinvestidos na restauração do centro histórico da cidade. O hotel está muito perto da Praça Velha, da Praça de São Francisco e está à poucos minutos de caminhada de todas as outras principais atrações de Havana Velha.
San Pedro No. 262e / sol y Santa Clara, Habana Vieja, La Habana
Museo del Ron
Descubra parte da cultura cubana através da história do rum cubano Havana Club e seus estágios de desenvolvimento. Não é necessário beber álcool para apreciar este maravilhoso museu, pois quando você o visita, você ainda poderá mergulhar na cultura cubana. Este museu oferece uma interessante visita guiada que mostra o complexo processo de fabricação de rum em máquinas antigas. Este tour está disponível em espanhol, inglês, francês, alemão e italiano. Ele explica todo o processo, desde a fabricação de barris de carvalho branco até o processo de fermentação e envelhecimento do rum, bem como uma cópia em escala do engenho de açúcar. Ele inclui uma degustação no final do passeio em um bar atraente, onde você também pode saborear uma grande variedade de coquetéis cubanos típicos, com música tradicional cubana dos anos 30 em um ambiente aconchegante do início do século XX. O museu também tem uma loja.
O 'Relly No.4, (Plaza de Armas), Habana Vieja, La Habana
Palacio Segundo Cabo
O Palacio del Segundo Cabo está localizado no lado norte da Plaza de Armas, Havana Velha. Este majestoso palácio é em estilo neoclássico e foi construído em 1772 com calcário local cheio de buracos e incrustações marinhas calcárias. Este edifício foi construído pela primeira vez como a sede do vice-governador espanhol. Atualmente, e depois de várias reformas durante as quais trabalhou como Correos, Palacio del Senado, Suprema Corte, Academia Nacional de Artes e Letras, ou a Academia de Ciências de Cuba, atualmente pertence ao Ministério da Cultura de Cuba e abriga o Museu da Influência européia em Cuba.
Calle Mercaderes No. 160 e/ Lamaprilla y Obrapia, Habana Vieja, La Habana
Museo Simón Bolívar
O Museu Simón Bolívar está localizado dentro de um antigo palácio neoclássico que remonta a 1806-1817, em frente à estátua de bronze do libertador da América Latina, em Havana Velha. Este museu em homenagem a Simón Bolívar foi inaugurado em 24 de julho de 1993, coincidindo com o aniversário de seu nascimento. Possui exposições permanentes que tratam da história da nação bolivariana e de suas principais figuras de independência. O museu também abriga uma grande biblioteca com importantes coleções de livros e documentos latino-americanos.
Teniente Rey y Villegas, Habana Vieja, La Habana
Iglesia Santo Cristo del Buen Viaje
A Igreja do Santo Cristo del Buen Viaje é uma igreja simples mas encantadora. Ele está localizado na Plaza del Cristo, no lado oeste da Havana Velha, longe do centro da cidade e áreas turísticas. A estrutura da igreja é intrigante devido à simplicidade de suas torres e fachadas laterais, em completa harmonia com o caráter das obras do século XVII. A igreja foi construída em 1732 no mesmo lugar onde antes havia um santuário franciscano. Hoje foi restaurado apenas parcialmente, com seus belos vitrais e tetos coloridos que são características mais notáveis. Dentro da igreja, a imagem de Jesus na cruz entre viajantes e marinheiros tornou-se muito popular porque se pensava que isso evitava que as pessoas sofressem danos. Às sextas-feiras, as procissões partem do Convento de São Francisco de Asís e terminam na Igreja de Cristo. As dimensões da praça foram planejadas de acordo com as procissões que se realizariam nela, marcando o fim das catorze cruzes ou Estações da Cruz. A Plaza del Cristo é um lugar ideal se você quiser ficar longe das áreas turísticas e testemunhar como é a verdadeira vida cubana.