Localizado em um maravilhoso e exclusivo edifício com uma fachada neo-churrigeresca e decoração com ferro moldado estilo "Art Nouveau", o Hotel Raquel contém outras encantadoras peculiaridades incluindo um extenso teto de vidro escuro e uma torre de onde se pode olhar as ruas e praças de Havana Velha. Alguns dos quartos possuem nomes bíblicos e além do hotel ser chamado de Raquel, há referências decorativas à Bíblia e à fé judaica por todo o prédio, o qual foi restaurado.
Agora o hotel é administrado pelo "Escritório do Historiador de Havana", sendo assim todos os lucros são reinvestidos na restauração do centro histórico da cidade. O hotel está muito perto da Praça Velha, da Praça de São Francisco e está à poucos minutos de caminhada de todas as outras principais atrações de Havana Velha.
San Pedro No. 262e / sol y Santa Clara, Habana Vieja, La Habana
Museo del Ron
Descubra parte da cultura cubana através da história do rum cubano Havana Club e seus estágios de desenvolvimento. Não é necessário beber álcool para apreciar este maravilhoso museu, pois quando você o visita, você ainda poderá mergulhar na cultura cubana. Este museu oferece uma interessante visita guiada que mostra o complexo processo de fabricação de rum em máquinas antigas. Este tour está disponível em espanhol, inglês, francês, alemão e italiano. Ele explica todo o processo, desde a fabricação de barris de carvalho branco até o processo de fermentação e envelhecimento do rum, bem como uma cópia em escala do engenho de açúcar. Ele inclui uma degustação no final do passeio em um bar atraente, onde você também pode saborear uma grande variedade de coquetéis cubanos típicos, com música tradicional cubana dos anos 30 em um ambiente aconchegante do início do século XX. O museu também tem uma loja.
Plaza de Armas, Habana Vieja
El Templete
El Templete, um pequeno edifício neoclássico, foi construído na segunda metade do século XVIII. Está localizado na Plaza de Armas. Este foi o local onde a primeira missa pública foi celebrada e também o local da primeira prefeitura da nascente cidade de San Cristóbal de La Habana. O Templete se assemelha a um templo dórico e abriga três telas comemorativas do famoso pintor francês Juan Bautista Vermey. Uma das paredes exibe o prato que declara a Velha Havana como Patrimônio da Humanidade.
Calle Inquisidor e/ Muralla y Teniente Rey, Habana Vieja
Plaza Vieja
Os vizinhos da cidade insistiram para o conselho da cidade sobre a necessidade de criar uma nova praça pública para sua diversão. Em 1587, o conselho municipal decidiu usar como praça pública a área atrás do Convento de São Francisco, que estava sendo construído na época. Durante as últimas décadas do século XVI, esta praça foi chamada de Plaza Nueva, mas desde o século 18, uma vez que a Plaza del Cristo foi construída, começou a ser conhecida como a Plaza Vieja. A característica mais marcante desta praça são os edifícios que a rodeiam, com a sua inquestionável importância histórica e artística de ter sido o projeto arquitetônico que, juntamente com alguns desenvolvimentos, se espalhou pela cidade e caracterizou a arquitetura cubana da cidade. Século XVIII.
San Ignacio No.61 (Plaza de la Catedral), Habana Vieja, La Habana
Museo de Arte Colonial
O Museu de Arte Colonial está localizado dentro dos edifícios mais antigos da Velha Havana, o Palácio dos Condes da Casa Bayona, uma mansão reconstruída em 1720 pelo governador cubano Don Luis Chachón. Nesta construção destacam-se o pátio clássico e os tectos trabalhados em madeira. O palácio tem uma localização maravilhosa, mesmo em frente à catedral de San Cristóbal de La Habana. Este pequeno museu tem uma exposição de mobiliário colonial e arte decorativa, entre os quais alguns objetos de cerâmica com motivos coloniais de Cuba, bem como várias cenas de salas de jantar coloniais e uma fantástica colecção de flores ornamentais.