Localizado em um maravilhoso e exclusivo edifício com uma fachada neo-churrigeresca e decoração com ferro moldado estilo "Art Nouveau", o Hotel Raquel contém outras encantadoras peculiaridades incluindo um extenso teto de vidro escuro e uma torre de onde se pode olhar as ruas e praças de Havana Velha. Alguns dos quartos possuem nomes bíblicos e além do hotel ser chamado de Raquel, há referências decorativas à Bíblia e à fé judaica por todo o prédio, o qual foi restaurado.
Agora o hotel é administrado pelo "Escritório do Historiador de Havana", sendo assim todos os lucros são reinvestidos na restauração do centro histórico da cidade. O hotel está muito perto da Praça Velha, da Praça de São Francisco e está à poucos minutos de caminhada de todas as outras principais atrações de Havana Velha.
Ave Carlos Manuel Céspedes y Santa Clara, Habana Vieja, La Habana
Catedral Ortodoxa de Nuestra Señora de Kazán
A Catedral Ortodoxa de Nossa Senhora de Kazan, declarada Património Mundial pela UNESCO, é uma das mais novas construções de Havana, foi construída em 2000. Esta igreja ortodoxa russa é de estilo bizantino. Tem seis belas cúpulas, duas das quais (a maior e a menor) são douradas e as restantes são de bronze. Sua entrada na escadaria chama a atenção e é considerada a segunda maior escadaria de toda a Rússia. No interior destaca seu altar de ouro, construído em Trinidad e o Monasterio de San Sergio, Rússia; e os murais que adornam suas paredes.
Calle Mercaderes esq. Lamparilla, Habana Vieja, La Habana
Museo de los Bomberos
O Museu está localizado no mesmo local onde mais de 20 bombeiros morreram durante um grande incêndio. O objetivo deste museu é promover a prevenção de incêndios em toda a população e reconhecer o grande trabalho que os bombeiros fazem. O museu contém uma escultura de bronze de um bombeiro, vários tanques de água, uniformes de bombeiros e outros itens relacionados. Possui também um auditório e oferece visitas guiadas e cursos de prevenção de incêndios para crianças e adolescentes.
Oficios, e/ Amargura y Churruca, Habana Vieja
Iglesia y convento de San Francisco de Asís
A igreja e convento de São Francisco de Assis é o cenário atual das mais ricas tradições culturais. Este é um dos mais extraordinários conventos e complexos da igreja da era colonial. A construção do complexo atual data de 1738, e substituiu uma mais modesta que foi concluída em 1591. Depois de uma restauração nos anos noventa, o grupo arquitetônico também abrigou uma sala de concertos e os museus de Arte Sagrada, Sagrado. e religiosa. O elemento mais significativo da Igreja é a Torre de 42 metros de altura, a segunda em altura na época colonial.
Calle Brasil esq. Compostela, Habana Vieja, La Habana
Museo Farmacia Habanera
A poucos passos da Plaza del Cristo até a Rua Brasil, encontra-se o Museu da Farmácia Habanera de 1886. Fundada pelo catalão José Sarrá, é uma loja-museu e hoje ainda funciona como farmácia. O museu mostra a história das farmácias em Havana e sua evolução em Cuba. Esta farmácia preserva seu mobiliário neo-gótico original com influências mouriscas e abriga uma grande coleção de kits médicos e ferramentas, extraídos de escavações arqueológicas na cidade, bem como uma coleção de livros com receitas valiosas para o estudo da farmacopéia cubana. O museu também exibe um modelo elegante de uma antiga farmácia com explicações históricas fascinantes.