O Hotel Encanto San Basilio está localizado em Santiago de Cuba, a segunda maior cidade de Cuba. Este edifício foi originalmente construído na segunda década do século XX e após uma reconstrução completa, reabriu suas portas em julho de 2003.
O Hotel San Basilio tem uma localização privilegiada na rua que lhe dá o nome. É recomendado para viajantes de baixo orçamento.
Possui grandes janelas, escadas duplas e uma pequena varanda no centro. Dispõe de 8 quartos e um pequeno restaurante decorado com mobiliário e elementos que correspondem à arquitetura do edifício. Cerca de 15 funcionários profissionais oferecem seus serviços e dão o melhor para satisfazer os hóspedes deste hotel.
O San Basilio também recebe os hóspedes que querem apenas tomar uma bebida ou uma refeição no restaurante ou no bar da recepção.
Santiago de Cuba
Plaza Dolores
Um dos lugares mais charmosos de Santiago para observar as pessoas é a Plaza Dolores, uma praça sombreada cheia de casas da época colonial (várias delas são agora restaurantes). A Avenida José A. Saco (mais conhecida como Enramada) é a principal avenida comercial de Santiago. Seus letreiros de neon desbotados da década de 1950 e prédios ostentosos lembram tempos mais prósperos. A rua de paralelepípedos Bartolomé Masó (também conhecida como San Basilio), logo atrás de Heredia e da catedral, é uma rua charmosa que leva ao pitoresco bairro de Tivolí.
Calle Trinidad y Calle Nueva, Santiago de Cuba
Parque Histórico Abel Santamaría
O Parque Histórico Abel Santamaría é composto por um museu, uma biblioteca e um monumento no local onde se localizam as ruínas do antigo Hospital Civil Saturnino Lora. O museu do recinto que une todos estes edifícios foi inaugurado em 1973 por ocasião do 20º aniversário do assalto ao Quartel Moncada e exibe a história relacionada com o famoso assalto e o julgamento de Fidel Castro. O monumento foi inaugurado em 1979 em memória de Abel Santamaría e seus colegas que foram torturados e mortos após o ataque fracassado. Tem quatro faces nas quais há uma esfinge de José Martí, outra de Abel Santamaría, seis baionetas que simbolizam a justiça; a estrela solitária e um verso do hino nacional. A cortina de água que parece apoiar o complexo simboliza os ideais dos jovens da Geração do Centenário.
Ave General Portuondo (Trinidad) y Ave Moncada, Santiago de Cuba
Museo Histórico 26 de julio
Este museu está localizado no antigo Cuartel Moncada, uma fortificação militar que foi atacada em 26 de julho de 1953 por um grupo de jovens revolucionários liderados por Fidel Castro Ruz. Moncada foi a segunda fortaleza militar do país, ocupada por cerca de mil homens sob o comando de Fulgencio Batista. Infelizmente, os rebeldes foram mortos ou capturados. Embora não tenha sido bem sucedido, o ataque acendeu a centelha da Revolução Cubana. Fidel escreveu seu famoso discurso "A História me absolverá", que foi clandestinamente retirado da prisão, impresso e distribuído por toda a ilha. Este evento começou a fase final da luta pela liberdade do país. Após a vitória da revolução, o Quartel Moncada foi transformado em escola e um espaço foi dedicado ao Museu. O museu exibe alguns dos pertences pessoais dos revolucionários, algumas das armas usadas e fotografias do evento histórico, bem como uma valiosa colecção de moedas.
Calle Heredia No.303, Santiago de Cuba
Museo del Carnaval
O espírito de uma das festas de rua mais vibrantes do Caribe, o carnaval anual de julho em Santiago, é lembrado em fotos e recortes de jornais, carros alegóricos, fantasias e instrumentos musicais. As tardes aqui dão uma ideia melhor de como é o carnaval, cerca de 4 p. m. de terça a sábado há uma performance de grupos de música e dança. O breve show de roupas coloridas, ritmos e músicas afro-cubanas pode fazer com que você planeje sua próxima viagem para coincidir com o evento principal.