O Hotel Encanto San Basilio está localizado em Santiago de Cuba, a segunda maior cidade de Cuba. Este edifício foi originalmente construído na segunda década do século XX e após uma reconstrução completa, reabriu suas portas em julho de 2003.
O Hotel San Basilio tem uma localização privilegiada na rua que lhe dá o nome. É recomendado para viajantes de baixo orçamento.
Possui grandes janelas, escadas duplas e uma pequena varanda no centro. Dispõe de 8 quartos e um pequeno restaurante decorado com mobiliário e elementos que correspondem à arquitetura do edifício. Cerca de 15 funcionários profissionais oferecem seus serviços e dão o melhor para satisfazer os hóspedes deste hotel.
O San Basilio também recebe os hóspedes que querem apenas tomar uma bebida ou uma refeição no restaurante ou no bar da recepção.
Calle Heredia No. 260, Santiago de Cuba
Casa Natal de José María Heredia
Esta mansão hispânico-colonial foi o berço do poeta José María Heredia, que, por seus escritos independentistas, é considerado o primeiro poeta nacional de Cuba. Heredia morreu em 1839 com a idade de 36 anos, enquanto no exílio no México. A casa, apenas uma fração do seu tamanho original, mostra móveis de época e algumas das obras e pertences do poeta. O pátio interior tradicional da casa é plantado com árvores e plantas - incluindo laranja, murta, palma e jasmim - associadas aos versos de Heredia. Uma placa de mármore na fachada da casa de Heredia extrai uma das obras mais famosas do poeta, "Niagara".
Santa Rita a Hospital, Santiago de Cuba
Calle Padre Pico
Esta é, sem dúvida, uma das ruas mais conhecidas da cidade. Oferece um excelente ponto de vista natural e é a única rua escalonada de Cuba. Faz parte do bairro Tivoli, onde mansões coloniais francesas do século XVIII ficam ao lado das estruturas do século XVI.
Calle Trinidad y Calle Nueva, Santiago de Cuba
Parque Histórico Abel Santamaría
O Parque Histórico Abel Santamaría é composto por um museu, uma biblioteca e um monumento no local onde se localizam as ruínas do antigo Hospital Civil Saturnino Lora. O museu do recinto que une todos estes edifícios foi inaugurado em 1973 por ocasião do 20º aniversário do assalto ao Quartel Moncada e exibe a história relacionada com o famoso assalto e o julgamento de Fidel Castro. O monumento foi inaugurado em 1979 em memória de Abel Santamaría e seus colegas que foram torturados e mortos após o ataque fracassado. Tem quatro faces nas quais há uma esfinge de José Martí, outra de Abel Santamaría, seis baionetas que simbolizam a justiça; a estrela solitária e um verso do hino nacional. A cortina de água que parece apoiar o complexo simboliza os ideais dos jovens da Geração do Centenário.
Ave Crombet, Reparto Santa Ifigenia, Santiago de Cuba
Cementerio Santa Ifigenia
O cemitério de Santa Ifigênia foi fundado em fevereiro de 1868, a noroeste da cidade de Santiago de Cuba, e foi declarado Monumento Nacional em 7 de fevereiro de 1937 e ratificado como tal pelo Governo Revolucionário em 20 de maio de 1979. cemitério são os restos de algumas das personalidades mais corajosas e ilustres das guerras da independência, bem como algumas figuras notáveis da arte e cultura cubanas. Este cemitério abriga o majestoso mausoléu do herói nacional de Cuba, José Martí. A estrutura é fiel aos desejos de Martí (expressos em um de seus poemas) que foram enterrados sob a bandeira de Cuba e cercados de rosas. Ao lado do mausoléu oriental, há uma modesta abóbada em uma pedra trazida da Sierra Maestra, onde os restos de Fidel descansam. Outros túmulos destacados incluem o de Carlos Manuel de Céspedes, o pai da pátria, os que morreram no ataque ao quartel de Moncada e um monumento aos soldados cubanos que caíram em batalha.