Está localizado na costa norte de Holguín, na entrada da baía de Nipe.
Possui 42km² de florestas e variada fauna e flora.
Possui todas as condições necessárias para praticar emocionantes excursões de iate.
Possui 12 quartos, 1 suíte, 3 superiores e 8 duplos, Restaurante-Bar: 2.
Calle General Maceo No.305, Banes, Holguín
Museo Indocubano
No município de Banes, conhecido como a capital arqueológica de Cuba, é este museu que mostra a coleção mais completa relacionada à cultura Indocuban. Artefatos indígenas, como cerâmica, jóias e ferramentas, estão à mostra. Entre os milhares de peças destacam-se duas: um ícone de ouro maciço, o primeiro encontrado na área, e um esqueleto indígena com um buraco semelhante ao que pode ser causado pelo impacto de uma bala. Há também murais que mostram a vida dos povos indígenas.
Cayo Saetía, Holguín
Cayo Saetía
Na entrada da Baía de Nipe, este é o maior cay do arquipélago cubano. Este Parque Marinho e Natural oferece a oportunidade única de desfrutar de uma flora e fauna deslumbrantes. 65% de sua área de 42 km2 é coberta por florestas naturais que fornecem um habitat no qual várias espécies de animais exóticos, como antílopes, zebras e veados, vagam livremente. É também um dos corredores de aves migratórias mais movimentados da América. Aqui você encontrará um mar sempre azul com águas transparentes, praias de areia fina e uma paisagem perfeitamente preservada. Este é um lugar para ecoturismo, caminhadas, turismo de aventura e mergulho. Há acomodações disponíveis e condições para passeios de iate, safaris de jipe e outros.
Banes, Holguin
Ciudad de Banes
Reconhecida como a cidade arqueológica de Cuba. Muitos de seus tesouros arqueológicos são exibidos em seu Museu Indocubano. Visitar seus museus é retornar ao passado e aos seus antigos moradores. Guardalavaca faz parte do município de Banes.